Noticias

Morreu José Eduardo dos Santos – ÚLTIMA HORA

Morreu José Eduardo dos Santos.

Político esteve internado, durante várias semanas, nos cuidados intensivos do Centro Médico ‘Teknon’, um dos hospitais mais luxuosos do mundo.

Morreu o antigo presidente de Angola José Eduardo dos Santos aos 79 anos. O político terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória – e segundo algumas informações também um ataque cardíaco.

O ex-presidente angolano esteve internado, durante vários dias, nos cuidados intensivos do Centro Médico ‘Teknon’, um dos hospitais mais luxuosos do mundo, situado em Barcelona, em Espanha. Eduardo dos Santos tinha problemas de saúde há vários anos e era acompanhado nesta clínica desde 2006.

José Eduardo dos Santos nasceu a 28 de agosto de 1942 em Luanda, Angola. O mais célebre dos Van Dunem – nome do meio, que herda de um ramo familiar iniciado por um mercador holandês – juntou-se ao MPLA quando este foi constituído, em 1956. Com a proclamação da independência de Angola, a 11 de novembro de 1975, foi nomeado ministro das Relações Exteriores e, em 1979, eleito Presidente da República Popular de Angola. José Eduardo Van Dunem dos Santos manteve-se no poder até 2017, num percurso marcado por constantes acusações de corrupção e desvio de recursos do petróleo, em grande parte proveniente do enclave de Cabinda.

Botão Voltar ao Topo